Estampa localizada método estêncil 2 cores

| 0 comentários

Olá,

Adoro estampa e acho que o mundo é todo estampado!!! E se você gosta como eu, segue aqui uma versão atualizada de um post que fiz algum tempo atrás sobre estampa localizada em camiseta, utilizando o método do estêncil (molde vazado).  É uma técnica fácil e apesar da receita parecer longa contém todos os segredos para um final feliz.

Materiais:

1-tinta para tecido

2-Esponja de espuma

3-camiseta malha 100% algodão

4- fita crepe

5- 01 frasco pequeno de cola permanente (se não quiser utilizar a cola use fita dupla face no verso do molde para fixar o acetato no tecido)

6- estilete

7- tesourinha de unha

8- cola bastão

9- 01 folha de acetato (você encontra em lojas de produtos para aniversário e é bem barato)

10- Escolha sua estampa na internet e imprima ou crie você mesmo

*Importante: já reutilizei radiografias em aulas que dei no SESC, mas fui advertida por uma aluna que a radiografia contém nitrato de prata que é uma substância tóxica e não é nada ecológico mandar pela água do ralo, ok? Por isso há postos de coleta específicos para receber este material. 

Escolhida a imagem passe cola bastão sobre ela em pouca quantidade. Coloque o acetato por cima e pressione. Está pronto para começar a vzar o teu molde

Passe cola bastão sobre o papel impresso e cole o acetato por cima. Isto permitirá que você vaze o molde até o final e o papel não saia do acetato

Vaze uma parte da imagem com estilete e se você quiser poderá fazer todo o resto com uma tesoura para unha. Sem sofrimento

Vaze uma parte da imagem com estilete e se você quiser poderá fazer todo o resto com uma tesoura para unha. É muito fácil

Se for o teu primeiro trabalho escolha uma imagem mais simples.

Se for o teu primeiro trabalho escolha uma imagem mais simples

Siga recortando. Só utilize o estilete em partes muito pequenas se for necessário.

Siga recortando. Só utilize o estilete em partes muito pequenas se for necessário

7- Toda a imagem foi vazada. Note que ficaram aqueles detalheziinhos que não farão diferença, ok?

Toda a imagem foi vazada. Note que ficaram aqueles detalheziinhos que não farão diferença, ok?

9- Por segurança, depois de 10 minutos da cola seca eu ainda coloco sobre um retalho e pressiono bem . Se ficou algum excesso de cola, tiro antes de estampar a camiseta.

Coloque o molde vazado sobre um tecido colorido e se houver alguma imperfeição corrija antes de entintar

Coloque o molde vazado sobre um tecido colorido. Caso haja alguma imperfeição no corte ficará fácil de corrigir antes de entintar. Vire o molde e passe rapidamente com uma esponjinha um pouco da cola permanente. Espere secar por 5 minutos e teste sobre um tecido velho para ver se a cola não está com excesso. Se tiver ficará no tecido e não em seu trabalho.

Vire o molde e passe rapidamente com uma esponjinha um pouco da cola permanente. Espere secar por 15 minutos e depois deste tempo teste sobre um tecido velho para ver se a cola não está com excesso. Se tiver ficará no tecido e não em seu trabalho.

14- Coloque tinta para tecido em uma bandeja de isopor. Esta tinta é mais consistente, não custa caro e é perfeita para este tipo trabalho. Cada artista tem sua forma de trabalhar então eu gosto d esponja de espuma porque com ela e coordeno a pressão da tinta no tecido o que não acontece com o pincel batedor que é outro material utilizado para isso

Cada artista tem sua forma de trabalhar. Eu gosto de esponja de espuma porque com ela eu controlo a pressão da tinta no tecido. Enrole a fita crepe na esponja como se fosse uma trouxinha. Deixe um lado para você segurar a esponja e outro para a tinta

15-Faça uma pequena "boneca" de espuma, entinte aos poucos e comece do centro para as laterais. Sem excesso de tinta.

Comece do centro para as beiradas sem deixar excesso de tinta. Entinte aos poucos

 

 

16- Concluída a entintagem seque com secador. Prefira fazer duas demãos e não tente "ensopar" tanto de tinta o tecido para resolver de uma só vez porque o trabalho não ficará bom.

Concluída a entintagem seque com secador. Prefira fazer duas demãos e não tente “ensopar” tanto de tinta o tecido para resolver de uma só vez porque o trabalho não ficará bom.

17- Concluída a entintagem em preto. Proceda da mesma forma no nariz em vermelho. Assegure-se de que não vai borrar as áreas próximas em preto. Se precisar, isole com papel ou fita crepe.

Concluída a entintagem em preto, proceda da mesma forma no nariz em vermelho. Assegure-se de que não vai borrar as áreas próximas em preto. Se precisar, isole com papel ou fita crepe.

18- Todas a áreas entintadas, secas e conferidas. Tchan tchan tchan..........

Todas a áreas entintadas, secas e conferidas. Tchan tcha tchan Esta hora é uma delícia

Ficou muiiiito legal! eu adorei!

Ficou muiiiito legal! eu adorei!

Quer saber mais? Tem alguma dúvida? É só mandar email.

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.