Aula 01 – Estamparia em camiseta -método pincel

| 0 comentários

Aula 01 – Estampa localizada em camiseta de malha -Módulo I – método pincel

Material

01 camiseta de malha 100% algodão. (Se tiver alguma usada para treinar comece por ela, caso você nunca tenha pintado) 

Tinta para tecido nas cores: branco, preto, caramelo, ocre ouro e rosa

01 pincel redondo tigre nº 14 – ref. 182

01 pincel redondo tigre nº 0 ou n° 02  – ref. 182

papel carbono azul claro para tecido

01 folha de papel manteiga para copiar a estampa

01 caneta

recipiente para água

secador de cabelo se precisar

fita crepe

miniegrande1

Eu escolhi um personagem da Disney por causa dos contornos bem definidos e também porque a pessoa que vai ser presenteada gosta da Minie. E também porque não estou fazendo para efeito comercial, ok? Bem, então, vamos lá. Pegue a imagem escolhida e coloque o papel manteiga por cima. Copie. 

Uma mania que tenho de copiar imagens pontilhando com a caneta

Uma mania que tenho de copiar imagens pontilhando com a caneta

Localize a estampa no centro da camiseta. A distância da imagem a partir do centro do decote é de mais ou menos uns 9 centímetros. Prenda a cópia com fita crepe somente na parte superior  para o desenho não sair do lugar. Levante o papel introduza o carbono e transfira para a camiseta com uma caneta.

miniegrande3

Transfira o desenho com bastante calma prestando atenção em todos os detalhes. Uma boa estampa começa com um bom desenho. E nunca reutilize um desenho que já foi passado a caneta por cima. Não economize! Os papéis tendem a pegar a primeira impressão e vai alterando o desenho. Quer fazer a mesma imagem em outra camiseta? Copie novamente.

Você vai notar que coloco vários papéis em volta da estampa. É para proteger a camiseta de acidentes. E eles acontecem!!!!

Você vai notar que coloco vários papéis em volta da estampa. É para proteger a camiseta de acidentes. E eles acontecem!!!!

Agite a tinta. Você pode utilizar a tampinha como recipiente da tinta. Coloque-a sobre um pires para não correr o risco de virar. Para meia tampinha de tinta coloco 3 gotas de água com conta gotas mexo muito bem até perceber que a água se incorporou na tinta e depois utilizo. A tinta deslizará bem melhor no tecido. Comece de preferência pelos tons claros. Desta forma, se voce ultrapassar outra área  um pouquinho poderá corrigir quando vier o tom mais escuro.

Esta parte é uma delícia. Vá com calma e sem pressa.

Esta parte é uma delícia. Vá com calma e sem pressa. Observe que mesmo esta cor permite que voce veja  carbono por baixo. Por isso eu utilizei o azul. Assim na hora do contorno dá para localizar os traços.

Observe que o pincel fica quase na vertical e somente a pontinha toca o tecido. Nas áreas grandes utilize o pincel mais grosso nas áreas pequenas utilize o pincel menor para ficar mais fácil de desviar das áreas onde não poderá entrar outra cor.  

miniegrande6

miniegrande7

 Já perceberam que mudei a cor do desenho original e a estampa do laço? Eu gosto de mudar. 

miniegrande8

Se quiser diminuir o tempo de secagem para pintar outras áreas em seguida, utilize o secador de cabelos. miniegrande9

Minha filha sempre fala que bochechinhas rosadas são a minha marca nos personagens. E eu gosto mesmo. Se voce gostar também, aqui vai a dica: enquanto o rosto ainda estiver úmido coloque uma pontinha de pincel com a cor rosa sobre a parte que quer um rosadinho.

miniegrande10

Molhe levemente o pincel na água e controle o tom passando com o pincel até se tornar um leve degradê.

miniegrande11

Imagem é uma coisa mágica gente. Olha só a cara dela olhando pra mim

miniegrande13

O contorno: esta é a parte de muita concentração e sem telefone para atender, sem panela no fogo, etc etc. Se voce nunca pintou treine fora da camiseta. E fica a dica: aqui eu diluo um pouquinho mais a tinta para o pincel escorregar bem e facilitar o encontro entre a parte pintada e o branco da camiseta. Comece pelas partes de dentro. E nada de canetinhas para tecido. Elas são péssimas e não chegam aos pés do contorno feito à mão. Novamente atente para a posição do pincel. Está vendo o papel toalha ao lado? É para eu ir descarregando o excesso de tinta do pincel, assim o contorno ficará sempre uniforme.    

miniegrande14

 Ai, essa carinha

miniegrande15

E tchan tchan tchan………………..Olha ela aí.!!!!!

miniegrande17

miniegrande18

Esta imagem possui direitos autorais e está sendo utilizada aqui somente para exemplo da aula de estamparia em camiseta.

Super dicas na hora de pintar:

1- os pincéis ref. 182  são de pêlo de orelha de boi. Nem muito macios e nem muito duros, excelentes para pintura em malha

2-as tintas que utilizo são da acrilex e mesmo os potinhos pequenos rendem muito

3- quando diluir a tinta tome muito cuidado. Ela não pode ficar aquosa. Utilize 3 gotas para cada tampinha pela metade

4- Se voce nunca pintou e deu vontade por este post mande notícias pra mim

5- mantenha um tecido úmido sempre à mão

6-Para contornos utilize 5 gotas de água na tampinha da tinta. E certifique-se que está bem misturado e que ela continua cremosa

7- As tintas e os pincéis voce encontra em papelarias e em lojas de artesanato

8- Ao escolher a camiseta olhe na etiqueta de dentro. Se não for 100% algodão a estampa vai descorando com o tempo. 

9- Não economize no capricho. Eu digo que capricho a gente quem faz, não nasce com ele. Passe a camiseta antes de estampá-la, isto faz com qe os pelinhos pequenos se abaixem e dê mais facilidade na hora de pintar. 

9- Lave e seque bem os pincéis. Guarde as tintas com a tampa limpa.Os materiais durarão muito mais se bem cuidados. Guarde a imagem impressa como matriz para os próximos trabalhos, a natureza agradece. E eu também.

10- Depois de 48 horas de secagem passe com o ferro somente no avesso da pintura. A camiseta acaba e a estampa fica lá. Nunca esfregue sobre a estampa e coloque em cabide para secar. E seja feliz assim.

E…se voce tem uma tia, uma mãe, uma irmã, uma avó, que leva jeito para trabalhos manuais e que precise de fazer um trabalhinho em casa e não tem o recurso de um computador e uma impressora à mão, faça uma surpresa pra ela:leve o material e a estampa de presente. Voce não gastará mais de R$ 15,00 e estará ajudando alguém a ocupar o tempo.

beijin e até a próxima aula

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.