Aula 03 – Estamparia aquarela sobre malha

| 0 comentários

Olá,

neste passo a passo dou uma dica para utilizar tinta aquarela para seda sobre tecido de malha de algodão 100%. Eu fiz experiência há algum tempo e estou repassando aqui para voces. A qualidade do trabalho fica excelente, você pode passar ferro em cima da estampa e o melhor: não deixa aquela aparencia “plastificada” da tinta para tecido de algodão. Lógico que tem limitações como a de aplicá-la em tecidos brancos ou bem claros como tons crus, mas vale  pena experimentar. Então vamos começar e se você tiver dúvidas mande email pra mim.

Material

Tinta aquarela para seda nas cores: rosa antigo, vinho, marfim e ocre ouro

tinta para tecido comum na cor preto e branco

01 pincel  redondo nº 0

01 pincel redondo nº 16

01 folha de papel manteiga

fita crepe

carbono para tecido azul claro

Se você tiver alguma dúvida com o processo para iniciar a pintura inicie na aula 01 deste módulo.

Eu já tinha mais imagens deste passarinho impressas então copiei por cima dela mesmo para aproveitar a impressão. Como disse nos posts anteriores, não se reutiliza a cópia que foi passada caneta por cima para não perder linha do desenho. Uma boa pintura começa com um bom desenho.

passarinho1

Seguindo a técnica do contorno a primeira coisa a fazer é todo o contorno do pássaro em tinta preta comum para tecido. Dilua a tinta preta para tecido na proporção indicada nos posts anteriores e utilize o pincel redondo nº 0. Estes contornos como se fossem penas do passarinho são bem mais fáceis e rápidos de fazer do que aqueles que exigem linha contínua. Deixe secar bem. Note que sempre tenho papel toalha à mão, para ir limpando o pincel e não deixar o contorno grosso.

passarinho2

Agite bem a tinta para aquarela e coloque uma cor em cada pires e  o pires bem próximo do local a pintar. Não dilua. Ela já está pronta para uso. Veja que começo com a cor escura. Carregue o pincel ccom a tinta e preencha os espaços com leves batidinhas de ponta do pincel. É muito fácil e a tinta se junta rápido. Lave o pincel quando for trocar de cor. E vá colocando delicadamente sem chegar muito próxima do contorno. Esta tinta apesar de líquida contém uma goma e na malha de algodão ela não escorre porque a trama absorve a tinta na hora.

passarinho3

passarinho4

passarinho5

É bem mais fácil do que você pensa utilizar esta tinta. Veja como ela é líquida no pires. Se você quiser clarear alguma parte ou deixe o branco do tecido ou utilize a tinta incolor para aquarela. No olho do passarinho se precisar utilize uma pontinha de pincel de tinta branca para tecido normal para dar o brilho. passarinho6

E por fim um nome científico para dar charme na camiseta. Não é o nome dele porque não acho mais a foto na internet. Uma dica: você não precisa ser desenhista nato. Este passarinho eu copiei de uma foto como se fosse desenho. Tente!

passarinho7

passarinho8

Ele ficou assim com aquela cara de quem esta meio sonolento mas é o que temos para hoje. Vou postar mais alguns trabalhos com aquarela e voces vão ver como o trabalho fica bacana.

Até mais 

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.