Shibori makiage em tecido jeans

| 1 Comentário

Para quem gosta de tingimento segue aqui um passo a passo da técnica de tingimento por reserva de tecido que se chama makiage em uma versão marilúcia.

vestido13

Este vestido estava bem descorado e eu resolvi dar uma vida nova para ele.

Precisei de:

– linha de bordar

– agulha

– 01  tubo de tinta guarany tingecor para jeans (acha-se em lojas de armarinhos)

-água quente

-02 colheres sopa sal

-01 colher de sopa de corfix (fixador da cor no tecido)

E eis aí a minha vítima!

vestido 1

Faça o desenho que voce quiser, passe para um papel mais duro e copie em volta do molde com lápis onde você quer que fique o desenho.

vestido2

vestido 3

Agora com a linha de bordar comece o alinhavo sem fazer nó no final da linha. Deixe uma parte sobrando para puxá-las depois do alinhavo completo.

vestido 04

Puxe as duas pontas que se encontraram e amarre bem firme cada um dos corações. Esta amarração que você vai fazer é onde nós chamamos de “reserva” no tecido, pois ali a tinta não entrará, ok?

vestido 5

vestido9

Todas as partes centrais do coração devem ficar para o lado de fora do vestido. Depois de amarrado pegue outra linha e enrole sobre a folga do tecido do interior do coração como na foto. Este enrolamento de linha é o que vai dar aquelas manchinhas fofas no tingimento. Como ele tinha uma lateral com bolsos também fiz o mesmo processo nas laterais. Lembrando: puxe o fios e feche o coração ou outro desenho que você escolheu. Amarre forte e contorne com outra linha em volta. Olha ele aí. Dá até para sair com este o modelito.

vestido10

E agora coloque a panela no fogo com uns 04 litros de água ou o suficiente para cobrir o tecido que voce escolheu tingir. Respeite as orientações do tubo de tinta. Utilize uma vasilha pequena e reserve 1 litro de água quente para diluir a tinta.  Mexa muito bem. Depois de bem mexida volte para misturar na panela. Misturou bem? Agora molhe bem a peça com água, torça e coloque na panela com a tinta de tingimento. Coloque o sal. Mexa bem por 30 minutos. Não fique respirando o vapor da água e utilize luvas.

Depois de meia hora coloque sob a torneira de água fria e lave a peça até que não sai mais tinta. Coloque na panela com água limpa e 01 colher de sopa de fixador. Deixe bem quente por 20 minutos. Pronto. Agora é só centrifugar e colocar no varal na sombra. E saia por aí mais fashion do que nunca.

vestido 11

Dicas super importante:

– siga as instruções do fabricante da tinta para a quantidade a ser utilizada

– a roupa a ser tingida deve estar limpa e sem mancha de gordura e sem amaciante

– Molhar a peça antes de entrar na panela é fundamental

-mexer a peça por meia hora é mais fundamental ainda e pronto.

Au revoir!!

 

One Comment

  1. Peça Divina! Bjukas

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.