Como vaporizar lenço de seda pura em casa

| 0 comentários

A seda pura depois de pintada deve ser  vaporizada para que a tinta penetre  na trama do fio de seda e se fixe no tecido. Segue aqui o passo a passo que prometi para minhas alunas que curtem o trabalho à mao.

material

lenço de seda pura pintado com tinta aquarela para seda com fixação a vapor

01 pedaço de papel kraft grosso maior que o lenço

panela grande e alta

vaso de ceramica

fita crepe

agua

detergente neutro

Passo 1 – coloque o lenço sobre o papel craft deixando pelo menos  uns 7 cms a mais nos quatro lados da borda. Distancie o lenço da borda no início da dobra e dobre o papel por cima do começo do lenço numa largura de mais ou menos 10 cm.(Se voce começa dobrando o lenço sobre o próprio lenço ele irá se manchar porque encostará estampa sobre estampa). lenco03Passo 2 – Dobre mais ou menos na largura de 10 centímetros e vá virando até o final do lenço, lembrando que deverá haver sobra no final do papel para última dobra.lenco04Passo 3- terminou de dobrar vire a ponta de uma das extremidades e vá enrolando sem apertar muito até chegar no final onde você deverá dobrar para dentro novamente para fechar a ponta do rolinho de papel.lenco01Passo 04 – Depois de enrolado pegue um outro pedaço de papel kraft com tamanho suficiente para embrulhar cada rolinho, prendendo com fita crepe em cada ponta. Este será um embrulho bem seguro e não permitirá que a umidade do vapor entre por alguma fresta do papel e estrague teu trabalho antes da tinta fixar. É importante utilizar kraft grosso e de boa qualidade.

Passo 05- Coloque uma panela grande no fogo com um vaso de ceramica virado para baixo e encha de água até uns 4 dedos acima da boca do vaso que está virada para baixo. Fique de olho no nível de água quando for virar o pacotinho. Se precisar coloque cuidadosamente um pouco mais de água. Importante: o pacote não pode encostar nas laterais da panela.lenco02Passo 06 – Tampe a panela com pelo menos 05 folhas de jornal dobradas. Deixe por meia hora com a panela ligada. Após este tempo, retire a tampa com cuidado, retire o jornal. Vire o pacotinho para o outro lado. Tampe novamente com o lado mais seco do jornal e deixe mais meia hora.lenco06Passo 07 – Depois de 01 hora completa retire a tampa. Retire o pacotinho. Espere esfriar. Tenha calma nesta hora. Abra o pacotinho e se surpreenda com a lindeza da seda.

Passo 08 – Coloque agua em um balde e um pouquinho de detergente neutro. Não esfregue a seda. Só aperte e vá enxaguando até perceber que toda a tinta excedente saiu.lencoAEnxague bemlenco3Passo 09- Abra o lenço depois de bem enxaguado e coloque entre duas toalhas para tirar um pouco da água. Ele ficará úmido. A seguir

Passo 10- Passe a ferro e pronto. Está aí sua arte. É só fazer a barra na mao. E saia metida por aí, com ele no pescoço, na bolsa, no chapéu e onde mais sua imaginação te levar.lenco6

Pronto agora só falta fazer o acabamento que será matéria para outro post. Até maisssssssssss

Deixe uma resposta

Campos requeridos estão marcados *.


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.